Prêmio Pritzker 2014

Ontem, 24 de março, foi anunciado o vencedor do Prêmio Pritzker 2014, também chamado de “Nobel da Arquitetura”. O eleito é o japonês Shigeru Ban.

Shigeru Ban

Shigeru Ban

Ban vem ganhando destaque desde os anos 1990 por suas obras de baixo impacto ambiental, estruturas leves, feitas de materiais descartáveis e com baixo custo de execução.

Christchurch, Nova Zelândia

Catedral em Christchurch, Nova Zelândia

O arquiteto também é conhecido por atuar em áreas  de catástrofe. Por 20 anos tem viajado o mundo para lugares que sofreram com desastres naturais e/ou humanos como em Rwanda, onde em 1999 construiu abrigos para os refugiados da guerra civil, e em Christchurch, na Nova Zelândia, onde uma catedral de papelão foi construída depois que terremoto destruiu a catedral local, simbolo da cidade.

Abrigos para refugiados em Ruanda

Abrigos para refugiados em Ruanda

Nesses locais costuma envolver os cidadãos locais, voluntários e alunos para projetar e construir estruturas simples, decentes, recicláveis e de baixo custo e edifícios da comunidade para as vítimas de tais circunstâncias.

Confira aqui, mais trabalhos de Shigeru Ban.

 

Anúncios

1 Response to “Prêmio Pritzker 2014”


  1. 1 Jonio 17/07/2014 às 1:15 am

    A nobreza da arquitetura pode muito bem ser digna de prêmio. Parabéns Shigeru Ban.
    Móveis Planejados ABC


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Blog Cia de Arquitetura on WordPress.com
Lugar de projeto é na obra! Vale amassado e sujinho mesmo, pra que tudo seja executado como o planejado. Projeto dobrado na pasta em casa não sai do papel 😉⚒📋👨🏻‍🏭 Quarto das filhas com generoso espaço para circulação. Destaque para a cabeceira única pela @globodecoracoes , para o mix de papéis de parede pela @regina_benati_interiores e para a penteadeira que as mulheres tanto amam. Fechando a semana de posts sobre 🌿TELHADO VERDE🍀 aqui na Cia de Arquitetura (Se você perdeu, acompanhe os posts anteriores)

Uma vez finalizadas as camadas sobre a laje:
Impermeabilização, proteção mecânica, proteção anti-raízes, camadas drenantes e filtrantes é hora de colocar a TERRA!

Opa, péra lá... Muito cuidado nessa parte. A terra tem um peso próprio muito elevado, o que pode aumentar muito a carga da laje. Portanto, o que se usa geralmente são SUBSTRATOS próprios para cultivo, que você consegue em qualquer loja de paisagismo. 
Para efeito de economia, pode-se misturar uma camada fina de terra de cultivo ao substato, mas tudo vai depender da carga que sua laje suporta.❗👷 Agora é só escolher as espécies e fazer o plantio! Vamos postar uma foto desse jardim pronto logo logo!

#Telhadoverde #terraçojardim #arquitetura #sustentabilidade Dia de visita a obra. Casa na fazenda. Por CIA DE ARQUITETURA ✔️

%d blogueiros gostam disto: