Viva Lina!

Image

foto: Lina Bo Bardi

Hoje, 05 de dezembro 2013, Lina Bo Bardi completaria  99 anos.

A arquiteta que nasceu na Itália, veio para o Brasil em 1946, e em 1951 naturalizou-se brasileira.

Aqui, Lina apaixona-se pela cultura popular. Essa admiração fica expressa de maneira bem clara em seus projetos, que primavam por uma arquitetura viva, habitada, com gente.

 

Entre suas obras mais conhecidas estão o Sesc Pompéia e o MASP em São Paulo. 

Imagem
croqui: teatro do SESC Pompéia

A cidade de Uberlândia, terrinha aqui da Cia de Arquitetura, tem o orgulho de ter a única obra dessa arquiteta em Minas Gerais.

Imagem

croqui: Igreja do Divino Espírito Santo do Cerrado

A  singela Igreja do Espirito Santo do Cerrado, construída em um sistema de mutirão, um trabalho em conjunto entre arquiteto e mão-de-obra. De 1975 a 1981, Lina esteve por diversas vezes em Uberlândia acompanhando o projeto.

Em meio a toda a recente discussão causada pela declaração do atual curador do MASP sobre possíveis intenções de fechar o vão livre do museu, deixamos aqui esse croqui onde ela já previa as pixações no teto do vão, como parte da ocupação de um espaço pertencente à cidade.

Imagem

croqui: vão livre do Museu de Arte de São Paulo

 

“[…] minha preocupação básica foi a de fazer uma arquitetura feia, uma arquitetura que não fosse uma arquitetura formal, embora tenha ainda, infelizmente, problemas formais. Uma arquitetura ruim e com espaços livres que pudessem ser criados pela coletividade. Assim nasceu o grande belvedere do museu, com a escadinha pequena. A escadinha não é uma escadaria áulica, mas uma escadinha-tribuna que pode ser transformada em um palanque. Eu quis fazer um projeto ruim. Isto é, feio formalmente e arquitetonicamente, mas que fosse um espaço aproveitável, que fosse uma coisa aproveitada pelos homens.”

Generosa, a Dona Lina. Fazendo arquitetura não para si mesma, mas para a cidade, e quem vive nela.

Anúncios

1 Response to “Viva Lina!”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Blog Cia de Arquitetura on WordPress.com
O louceiro é um pequeno cômodo da casa planejado para armazenar, organizar e manter limpas as louças. Deve ficar localizado na sala de jantar, na cozinha, ou entre elas. Pede planejamento e boa iluminação. Por CIA DE ARQUITETURA✔️ Capricho nos acabamentos! 
Revestimento externo do volume do lavabo da área de lazer.
#brickwall #tijolinho #revestimentos #arquitetura #obra Inspiração do dia:
Casa do arquiteto mexicano  Juan O'Gorman, projeto de 1929. Uma preciosidade da arquitetura  moderna! Prova de que a boa arquitetura é  atemporal! 
Mais tarde (1932) o arquiteto viria a construir a casa estúdio vizinha, para o casal Diego Rivera e Frida Kahlo. 
#arquitetura #arquitectura #arquiteturamoderna #méxico #mexicodf #inspirações Estudo de layout e design de mobiliário para apartamento em Santos-SP. Neste caso, quando o apartamento já está com acabamento pronto e o cliente não tem disponibilidade de reformar, nós adequamos o projeto ao cenário existente e propomos intervenções pouco trabalhosas e que tragam resultados satisfatórios, além de reutilizarmos alguns móveis do cliente. Por CIA DE ARQUITETURA ✔️

%d blogueiros gostam disto: