New York New York

Olhar para o triangular Flatiron, um marco bem conhecido de Nova York, localizado na 23rd Street, Fifth Avenue, e Broadway, projetado por Daniel Burnham (com detalhes por Frederick P. Dinkelberg) e construído em 1902, me fez lembrar da graphic novel de Will Eisner, O Edifício, que vem compilado no volume Nova York – a vida na grande cidade, e traz histórias que giram em torno de um edifício que lembra o Flatiron. (Aliás penso que Eisner seja uma melhor introdução sobre a vida em Nova York do que os livros de história)

É inegável a velocidade das transformações que ocorrem em meio à turbulência das grandes cidades. A substituição cada vez mais rápida de prédios, coisas e pessoas torna-se quase que banal, cotidiana.

E foi exatamente isso que me veio à cabeça, assim que vi a fachada do edifício, em uma visita à cidade. Mistura de sensações entre o que até hoje tinha sido estudado por mim como um elemento ícone, agora fazia parte das paisagens de uma viagem. Faz parte do cotidiano das pessoas, que passam todos os dias por la, mas não passam despercebidas.

Nesse contexto, construções icônicas, de referência, se tornam ainda mais importantes, carregando consigo memórias da cidade, pois se tornam um marco fixo em um palco transitório, digo, podemos olhar para o Flatiron e dizer: “Aqui é Nova York”.

Anúncios

2 Responses to “New York New York”


  1. 1 Celio 07/02/2012 às 5:59 pm

    Olá. Muito bom o blog de vocês, não deixem de atualizar, ainda não postaram nada em 2012 !
    Parabéns, um abraço a todos.

  2. 2 Mayara Feitosa 15/03/2012 às 4:51 pm

    Esse prédio tava no filme “alguém segure esse bebê”? pq me lembra o cativeiro


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Blog Cia de Arquitetura on WordPress.com
As estantes decoram, guardam objetos e equipamentos eletrônicos, entre outras funções. Esta conta com iluminação indireta de led. Preencha com livros, esculturas, caixas e objetos da família. Por CIA DE ARQUITETURA ✔️ Estudo de Design de Interiores para quarto do casal Andaime montado. Bora montar umas eletrocalhas! #arquitetura #obra #galpão #estruturaaparente Trabalho rendendo por aqui na visita à obra do arq. Erick Riul. Futuras instalações do Galpão

%d blogueiros gostam disto: