New York New York

Olhar para o triangular Flatiron, um marco bem conhecido de Nova York, localizado na 23rd Street, Fifth Avenue, e Broadway, projetado por Daniel Burnham (com detalhes por Frederick P. Dinkelberg) e construído em 1902, me fez lembrar da graphic novel de Will Eisner, O Edifício, que vem compilado no volume Nova York – a vida na grande cidade, e traz histórias que giram em torno de um edifício que lembra o Flatiron. (Aliás penso que Eisner seja uma melhor introdução sobre a vida em Nova York do que os livros de história)

É inegável a velocidade das transformações que ocorrem em meio à turbulência das grandes cidades. A substituição cada vez mais rápida de prédios, coisas e pessoas torna-se quase que banal, cotidiana.

E foi exatamente isso que me veio à cabeça, assim que vi a fachada do edifício, em uma visita à cidade. Mistura de sensações entre o que até hoje tinha sido estudado por mim como um elemento ícone, agora fazia parte das paisagens de uma viagem. Faz parte do cotidiano das pessoas, que passam todos os dias por la, mas não passam despercebidas.

Nesse contexto, construções icônicas, de referência, se tornam ainda mais importantes, carregando consigo memórias da cidade, pois se tornam um marco fixo em um palco transitório, digo, podemos olhar para o Flatiron e dizer: “Aqui é Nova York”.

Anúncios

2 Responses to “New York New York”


  1. 1 Celio 07/02/2012 às 5:59 pm

    Olá. Muito bom o blog de vocês, não deixem de atualizar, ainda não postaram nada em 2012 !
    Parabéns, um abraço a todos.

  2. 2 Mayara Feitosa 15/03/2012 às 4:51 pm

    Esse prédio tava no filme “alguém segure esse bebê”? pq me lembra o cativeiro


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Blog Cia de Arquitetura on WordPress.com
Lugar de projeto é na obra! Vale amassado e sujinho mesmo, pra que tudo seja executado como o planejado. Projeto dobrado na pasta em casa não sai do papel 😉⚒📋👨🏻‍🏭 Quarto das filhas com generoso espaço para circulação. Destaque para a cabeceira única pela @globodecoracoes , para o mix de papéis de parede pela @regina_benati_interiores e para a penteadeira que as mulheres tanto amam. Fechando a semana de posts sobre 🌿TELHADO VERDE🍀 aqui na Cia de Arquitetura (Se você perdeu, acompanhe os posts anteriores)

Uma vez finalizadas as camadas sobre a laje:
Impermeabilização, proteção mecânica, proteção anti-raízes, camadas drenantes e filtrantes é hora de colocar a TERRA!

Opa, péra lá... Muito cuidado nessa parte. A terra tem um peso próprio muito elevado, o que pode aumentar muito a carga da laje. Portanto, o que se usa geralmente são SUBSTRATOS próprios para cultivo, que você consegue em qualquer loja de paisagismo. 
Para efeito de economia, pode-se misturar uma camada fina de terra de cultivo ao substato, mas tudo vai depender da carga que sua laje suporta.❗👷 Agora é só escolher as espécies e fazer o plantio! Vamos postar uma foto desse jardim pronto logo logo!

#Telhadoverde #terraçojardim #arquitetura #sustentabilidade Dia de visita a obra. Casa na fazenda. Por CIA DE ARQUITETURA ✔️

%d blogueiros gostam disto: