Você moraria em uma Igreja?

Você pode gostar ou não, mas vai concordar comigo de que essa intervenção foi um tanto ousada. Vou explicar.

Na Holanda existem centenas de igrejas vazias. Devido à diminuição na frequência das pessoas nos templos e o custo de manutenção, nos próximos anos aproximadamente mais 1000 igrejas ainda perderão sua função original.

Como demolição é cada vez menos comum, as igrejas sem ocupação são reestruturadas e adaptadas a um novo uso. Esta perdeu sua função desde 1991 e anteriormente já foi usada como um showroom de móveis e também alugada para eventos.

Para a idéia de moradia, a proposta dos arquitetos foi de reutilizar sem alterar a forma e a identidade, ocupando o que já existia mas com o cuidado de não demolir nenhuma área interna, dando somente uma nova leitura aos ambientes. Desta forma, uma remodelação se torna possível no futuro.

 

A fachada foi mantida completamente intacta e é através dos vitrais originais que entra a luz natural. O piso já existente e as portas de vidro também foram mantidos. Mas os 14 metros de pé direito permitiu a execução de um pavimento intermediário realçando o espaço e a visão geral da igreja. Além disso, outra intervenção feita foi a aplicação de divisórias que separam sala, quarto e banheiro. Com isso, o impacto monumental da Igreja é dominante, mas em muitos momentos o novo visual prevalece.

 

Para quem quer conferir outros projetos desse escritório, inclusive outras intervenções como essa, é só clicar aqui.

Ah! Já ia me esquecendo dos projetos.

Anúncios

4 Responses to “Você moraria em uma Igreja?”


  1. 1 Licia Girão 06/04/2011 às 10:18 pm

    O melhor de tudo é a preciosidade dos detalhes estruturais da igreja. Definitivamente, quem mora aí jamais terá uma casa parecida com a sua!

  2. 2 Renan Torres 22/04/2011 às 12:11 pm

    Há as suas escessões. Mas nesta,com este projeto nota 10 e super espaçoso eu moraria.

  3. 3 ISIS DENISE 05/05/2011 às 12:55 am

    NESTA EU MORARIA COM TODA CERTEZA,MARAVILHOSA COM DESIGN LINDO,
    É QUASE UM PALACETE;É SÓ ME CONVIDAR QUE TO DENTRO.

  4. 4 Sabrina Lini 14/11/2011 às 12:55 pm

    Isso é morar em um clima de paz. Lindo e original.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Blog Cia de Arquitetura on WordPress.com
Fechando a semana de posts sobre 🌿TELHADO VERDE🍀 aqui na Cia de Arquitetura (Se você perdeu, acompanhe os posts anteriores)

Uma vez finalizadas as camadas sobre a laje:
Impermeabilização, proteção mecânica, proteção anti-raízes, camadas drenantes e filtrantes é hora de colocar a TERRA!

Opa, péra lá... Muito cuidado nessa parte. A terra tem um peso próprio muito elevado, o que pode aumentar muito a carga da laje. Portanto, o que se usa geralmente são SUBSTRATOS próprios para cultivo, que você consegue em qualquer loja de paisagismo. 
Para efeito de economia, pode-se misturar uma camada fina de terra de cultivo ao substato, mas tudo vai depender da carga que sua laje suporta.❗👷 Agora é só escolher as espécies e fazer o plantio! Vamos postar uma foto desse jardim pronto logo logo!

#Telhadoverde #terraçojardim #arquitetura #sustentabilidade Dia de visita a obra. Casa na fazenda. Por CIA DE ARQUITETURA ✔️ Para os interessados por ter um 🌿TELHADO VERDE🌿 que estão acompanhando nosso passo-a-passo desta semana, o vídeo mostra a execução da próxima etapa. Após concluído o teste de estanqueidade, aplica-se sobre a laje uma camada de cimento magro e por cima uma camada de argila expandida, a fim de arejar as raízes e facilitar o escoamento da água. Sobre a argila, instala-se a manta geodrenante. Esta manta irá filtrar a água impedindo que partículas de terra e raízes entrem pela tubulação de queda da água pluvial. O vídeo foi feito em uma das casas projetadas pela CIA DE ARQUITETURA ✔️ Dando sequência ao post anterior sobre como fazer um 🌿TELHADO VERDE🌿, após a aplicação da manta asfáltica é feito o TESTE DE ESTANQUEIDADE para detectar possíveis infiltrações, caso haja. Para o teste, a laje precisa ficar imersa por 72 horas.

%d blogueiros gostam disto: