Blog sobre Acessibilidade

Uma mãe com carrinho de bebê, uma pessoa idosa, um cadeirante, uma mulher grávida, uma pessoa com o pé engessado, anões, canhotos… sabiam que são todos portadores de necessidades especiais?

Pois é, o post de hoje é para indicar um site que tenho acompanhado muito recentemente.

Visitem o blog Arquitetura Acessível, da Arq. Thaís Frota, e vejam que não devemos ficar presos as exigências legais e normas da ABNT para tornarmos ambientes acessíveis, ACESSIBILIDADE é uma questão de CIDADANIA.

Outra questão abordada também é que tornar ambientes e instrumentos acessíveis é muito mais do que colocar uma rampa de acesso em um comércio, ou barras de apoio em sanitários, existem vários outros fatores que devemos observar, como por exemplo: Você sabia que uma pessoa canhota não consegue utilizar adequadamente um abridor de latas? Pois é, e pensar que quase 50% das pessoas são canhotas…

Na Prefeitura de Uberlândia temos um excelente setor de Acessibilidade dentro da Secretaria de Planejamento, quem se interessar mais sobre o assunto e quiser buscar orientações basta procurá-los.

Sigam a Arq. Thaís Frota, autora do blog, também no Twitter, twitter.com/acessibilidade, sempre tem dicas e alertas sobre o assunto.

Recomendado!

Sigam quem vos escreve também, twitter.com/thmoreno!

Anúncios

2 Responses to “Blog sobre Acessibilidade”


  1. 1 Thais Frota 02/03/2010 às 2:36 pm

    Olá Cia de Arquitetura,
    Muito obrigada pela honra!!!
    É bom saber que mais arquitetos gostam do meu trabalho.
    Achei muito bem feito e bonito os desenho do seu blog.
    Abraço,
    Thais Frota.

  2. 2 studioarquitetura 04/03/2010 às 8:31 pm

    Ótima dica!
    Tenho procurado sobre o assunto… E eu que sou canhota, nem sabia que era portadora de necessidades especiais – apesar de sentir na pele isso!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Blog Cia de Arquitetura on WordPress.com
Fechando a semana de posts sobre 🌿TELHADO VERDE🍀 aqui na Cia de Arquitetura (Se você perdeu, acompanhe os posts anteriores)

Uma vez finalizadas as camadas sobre a laje:
Impermeabilização, proteção mecânica, proteção anti-raízes, camadas drenantes e filtrantes é hora de colocar a TERRA!

Opa, péra lá... Muito cuidado nessa parte. A terra tem um peso próprio muito elevado, o que pode aumentar muito a carga da laje. Portanto, o que se usa geralmente são SUBSTRATOS próprios para cultivo, que você consegue em qualquer loja de paisagismo. 
Para efeito de economia, pode-se misturar uma camada fina de terra de cultivo ao substato, mas tudo vai depender da carga que sua laje suporta.❗👷 Agora é só escolher as espécies e fazer o plantio! Vamos postar uma foto desse jardim pronto logo logo!

#Telhadoverde #terraçojardim #arquitetura #sustentabilidade Dia de visita a obra. Casa na fazenda. Por CIA DE ARQUITETURA ✔️ Para os interessados por ter um 🌿TELHADO VERDE🌿 que estão acompanhando nosso passo-a-passo desta semana, o vídeo mostra a execução da próxima etapa. Após concluído o teste de estanqueidade, aplica-se sobre a laje uma camada de cimento magro e por cima uma camada de argila expandida, a fim de arejar as raízes e facilitar o escoamento da água. Sobre a argila, instala-se a manta geodrenante. Esta manta irá filtrar a água impedindo que partículas de terra e raízes entrem pela tubulação de queda da água pluvial. O vídeo foi feito em uma das casas projetadas pela CIA DE ARQUITETURA ✔️ Dando sequência ao post anterior sobre como fazer um 🌿TELHADO VERDE🌿, após a aplicação da manta asfáltica é feito o TESTE DE ESTANQUEIDADE para detectar possíveis infiltrações, caso haja. Para o teste, a laje precisa ficar imersa por 72 horas.

%d blogueiros gostam disto: