Assistência Técnica a Moradia agora é Lei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei de autoria do Deputado Zezéu Ribeiro que “assegura às famílias o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia”. Agora esta assistência é garantida pela Lei Nº 11.888 de 2008, assinada em 24 de dezembro de 2008.

Para Zezéu esta sanção é um marco histórico na luta por moradia digna no país e para todos aqueles que durante décadas vêm buscando um novo paradigma para a reforma urbana no Brasil. “Lutamos sempre por um projeto de urbanização que permitisse a vida digna em nossas cidades, batalhamos para garantir no texto constitucional em capítulo que definisse o papel social do solo urbano, mais tarde para incluir a moradia entre os direitos sociais e aprovação do Estatuto da Cidade”, declara.

No Governo Lula, foi criado o Ministério e os conselhos Nacional, estaduais e municipais das cidades e a instituído o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Essa nova lei faz parte desse conjunto de conquistas dos movimentos de luta por moradia, tendo à Frente o Fórum Nacional de Reforma Urbana – FNRU e as entidades profissionais dos arquitetos e engenheiros.

Segundo Zezéu esta é uma lei de formulação coletiva, construída nos seminários regionais e nacional, coordenados pela Federação Nacional de Arquitetura e Urbanismo, com a participação das entidades que compõem a FNRU e do Sistema CONFEA/CREA. “Agora é estabelecer as regras de sua implementação”, finaliza Zezéu.

Texto original site do Dep. Zezéu Ribeiro

Anúncios

0 Responses to “Assistência Técnica a Moradia agora é Lei”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Blog Cia de Arquitetura on WordPress.com
Fechando a semana de posts sobre 🌿TELHADO VERDE🍀 aqui na Cia de Arquitetura (Se você perdeu, acompanhe os posts anteriores)

Uma vez finalizadas as camadas sobre a laje:
Impermeabilização, proteção mecânica, proteção anti-raízes, camadas drenantes e filtrantes é hora de colocar a TERRA!

Opa, péra lá... Muito cuidado nessa parte. A terra tem um peso próprio muito elevado, o que pode aumentar muito a carga da laje. Portanto, o que se usa geralmente são SUBSTRATOS próprios para cultivo, que você consegue em qualquer loja de paisagismo. 
Para efeito de economia, pode-se misturar uma camada fina de terra de cultivo ao substato, mas tudo vai depender da carga que sua laje suporta.❗👷 Agora é só escolher as espécies e fazer o plantio! Vamos postar uma foto desse jardim pronto logo logo!

#Telhadoverde #terraçojardim #arquitetura #sustentabilidade Dia de visita a obra. Casa na fazenda. Por CIA DE ARQUITETURA ✔️ Para os interessados por ter um 🌿TELHADO VERDE🌿 que estão acompanhando nosso passo-a-passo desta semana, o vídeo mostra a execução da próxima etapa. Após concluído o teste de estanqueidade, aplica-se sobre a laje uma camada de cimento magro e por cima uma camada de argila expandida, a fim de arejar as raízes e facilitar o escoamento da água. Sobre a argila, instala-se a manta geodrenante. Esta manta irá filtrar a água impedindo que partículas de terra e raízes entrem pela tubulação de queda da água pluvial. O vídeo foi feito em uma das casas projetadas pela CIA DE ARQUITETURA ✔️ Dando sequência ao post anterior sobre como fazer um 🌿TELHADO VERDE🌿, após a aplicação da manta asfáltica é feito o TESTE DE ESTANQUEIDADE para detectar possíveis infiltrações, caso haja. Para o teste, a laje precisa ficar imersa por 72 horas.

%d blogueiros gostam disto: