A escolha do terreno

Toda vez que um cliente nos procura para realizarmos um projeto, seja ele residencial ou comercial, a primeira questão que surge é a localização do terreno. Quando o cliente já o possui a segunda questão é as dimensões deste. Atualmente os lotes que mais encontramos pela cidade de Uberlândia para construções residenciais são os de tamanho padrão: 12m de frente por 30m de fundos (360 m²). Em condomínios horizontais é possível encontrarmos lotes com dimensões mais generosas, mas em contra partida são terrenos com custos maiores.

O recurso mais utilizado para lotes com dimensões padrão, quando o cliente deseja ambientes internos mais amplos, é projetarmos em 2 pavimentos. Isto libera mais área para lazer e paisagismo, economiza em quantidade de madeiramento e telhas para a cobertura e segrega com mais facilidade a área social da área íntima, o grande inconveniente para algumas pessoas, principalmente para os que pensam a longo prazo é a inevitável escada de acesso para o piso superior.

Para construções térreas trabalhamos recentemente com um terreno muito bom, localizado na cidade de Itumbiara GO. O casal dispunha de uma área com 20m de frente por 30m de fundo (600 m²) com um aclive razoável que para não gastar verba com movimentações de terra foi levemente aproveitado. Este tipo de terreno nos dá mais liberdade para trabalharmos a setorização dos ambientes, independente do posicionamento do sol e dos ventos dominantes. Veja abaixo o layout da construção dentro do terreno, para esta proposta utilizamos estrutura em eucalipto tratado.

eucalipto-planta1

eucalipto-01-pb1

eucalipto-05-pb2

Anúncios

0 Responses to “A escolha do terreno”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Blog Cia de Arquitetura on WordPress.com
Lugar de projeto é na obra! Vale amassado e sujinho mesmo, pra que tudo seja executado como o planejado. Projeto dobrado na pasta em casa não sai do papel 😉⚒📋👨🏻‍🏭 Quarto das filhas com generoso espaço para circulação. Destaque para a cabeceira única pela @globodecoracoes , para o mix de papéis de parede pela @regina_benati_interiores e para a penteadeira que as mulheres tanto amam. Fechando a semana de posts sobre 🌿TELHADO VERDE🍀 aqui na Cia de Arquitetura (Se você perdeu, acompanhe os posts anteriores)

Uma vez finalizadas as camadas sobre a laje:
Impermeabilização, proteção mecânica, proteção anti-raízes, camadas drenantes e filtrantes é hora de colocar a TERRA!

Opa, péra lá... Muito cuidado nessa parte. A terra tem um peso próprio muito elevado, o que pode aumentar muito a carga da laje. Portanto, o que se usa geralmente são SUBSTRATOS próprios para cultivo, que você consegue em qualquer loja de paisagismo. 
Para efeito de economia, pode-se misturar uma camada fina de terra de cultivo ao substato, mas tudo vai depender da carga que sua laje suporta.❗👷 Agora é só escolher as espécies e fazer o plantio! Vamos postar uma foto desse jardim pronto logo logo!

#Telhadoverde #terraçojardim #arquitetura #sustentabilidade Dia de visita a obra. Casa na fazenda. Por CIA DE ARQUITETURA ✔️

%d blogueiros gostam disto: